Quem vai PERCEBER os que estão gritando “socorro” em silêncio?


Esta semana dei um “bréque” forçado, por livre e espontânea pressão. Minha vida é uma “doideira” e eu vivo correndo com as responsabilidades, horários, afazeres e compromissos… Desde terça tenho me sentido mal fisicamente. Fiquei protelando e medicando em casa, pensando ser só uma gripe. Pois bem, fui ao médico e ele me diagnosticou com pneumonia. Resultado: O Bruno tem que ficar em casa, não sair na friagem e tomar as medicações certinhas. O “bréque” forçado é este: Ficar em casa de molho. Aproveitei para colocar a leitura em dia (leio todos os dias, mas sempre acho que tô atrasado, rs) e resolvi sentar pra assistir um filme que uma amiga me sugeriu. Mas não foi uma sugestão qualquer. Foi tipo um: “Meeeeeeu, você TEM QUE ASSISTIR esse filme!!!” A pessoa me fala com tanta empolgação, alegria e felicidade que eu parei tudo, apaguei a luz, deitei-me no sofá com edredom e gastei (investi) 02:42hs da minha vida em algo que realmente valeu muuito a pena.

O filme se chama “Como Estrelas na Terra”. Conta a história do garoto “Ishaan”, um menino de 9 anos que sofre de dislexia. O menino diz que as letras dançam em sua frente e não consegue acompanhar as aulas e nem prestar atenção. Seu pai acredita que ele é indisciplinado e o trata com rudez e falta de sensibilidade. “Ishaan” sofre com a rejeição e ninguém o compreende, ninguém (no meio de tanta gente) percebe que ele é diferente e que precisa de ajuda e atenção. Sua história só é mudada quando alguém, um Professor, escolhe VER (prestar atenção) no garoto no meio da multidão e estender a mão para ajudá-lo, para tirá-lo dos lugares escuros. A história é linda! Não posso descrever o quanto eu chorei… muuito mesmo e quase o tempo todo!

Como a história de “Ishann” há tantas outras pessoas sofrendo… Talvez não de dislexia, mas de falta de amor, de esperança, de destino – gente maltratada, ferida, que não é vista, não é lembrada e passa despercebida no meio da multidão. Gente que sofre em silêncio, mas grita pelo olhar. Como uma história destas pode mudar e ter um novo destino? Quando alguém no meio da multidão PERCEBE o sofrido, se ENVOLVE com a história (que pode ser absolutamente desconhecida) e oferece-lhe ajuda repartindo a Vida (que é uma Pessoa). Daí que uma história de rejeição pode ser transformada em uma história de aceitação.

Quantas pessoas estão berrando “socorro” em silêncio? Essas pessoas se assentam ao nosso lado no ônibus. Às vezes estão bem a nossa frente na fila do banco, na faculdade ou no almoço diário. Elas estão rogando “ajuda” mas a gente não percebe por causa da nossa insensibilidade, do nosso egoísmo extremista que só consegue se preocupar e dar atenção ao que nós julgamos ser importantes. A gente tem medo de se envolver com o desconhecido. Onde é que nós estamos que não estamos vendo e percebendo estas pessoas? Que lugar é esse que nos deixa surdos e cegos com relação ao sofrimento e a agonia delas? Jesus me ensinou que este é o lugar da ausência da compaixão.

A ausência de compaixão nos torna insensíveis ao outro. A ausência da compaixão “cria uma lista” que seleciona por critérios pessoais aqueles dos quais devemos ou não nos aproximar. A ausência da compaixão nos deixa cegos. A ausência da compaixão mata em nós o segundo mandamento, mandamento este, citado pelo próprio Cristo:

“Amem o próximo como vocês amam a vocês mesmos”. (Marcos 12:31).

Você pode perceber o quanto isto é importante para DEUS, O PAI que deseja ter uma família de muitos FILHOS semelhantes a Jesus? Você pode perceber o quanto isto é importante para JESUS, O FILHO E IRMÃO que abriu mão da sua pátria e desceu a uma terra longínqua para unir todos os povos do mundo inteiro e fazer deles UM POVO SÓ, uma única família? Você pode perceber o quanto isto é importante para o ESPÍRITO SANTO, que atua em seres humanos quebrados, trabalhando para o aperfeiçoamento e santificação para o grande dia do casamento? Você pode entender porque a TRINDADE vibra e celebra quando um pecador se arrepende? Porque há festa no céu? Em Jesus TODO SER HUMANO foi percebido, aceito e incluído. O coração de Deus pulsa uma coisa só: “Vidas”! Ele não quer uma família de muitas coisas. Ele quer uma família de muitos filhos, gente, pessoas, vidas. É tudo o que Ele quer – por direito de criação e direito de redenção.

Se isto é tão importante para Deus, então deve ser importante para mim. “Deus, se é isto que está pulsando no Teu coração, então é isso que eu quero que pulse no meu”. Saber que uma alma vale mais do que o mundo inteiro não muda minha vida quando não atravesso a rua para repartir a Dignidade (que é uma Pessoa) com o outro. Respostas teologicamente corretas são bonitas de se ler e até de se falar. No entanto, não transformam vidas se não houver a praticidade do conhecimento adquirido. Eu e você podemos mudar o destino de alguém, se quisermos nos envolver.

Bom, eu acabo de assistir o melhor filme da minha vida, sem nenhum exagero. Fica a dica pra você, que assim como eu, deseja doar-se ao outro no exercício da compaixão do Cristo Compassivo. Pare um pouco, sente-se, apague a luz e invista 2 horas em algo que realmente tem valor. Que o Deus da compaixão ministre tanto ao seu coração, como ainda está ministrando ao meu.

{b.a}

2 comentários sobre “Quem vai PERCEBER os que estão gritando “socorro” em silêncio?

  1. Glória a Deus que o Senhor te tocou, meu irmão. Ele é o maior interessado em nos mudar para sermos parecidos com Ele mesmo. Assisti sim, você vai gostar! Você é de que cidade?

    Obrigado.

  2. São 0:56…do dia 10/06/15…
    Minha vida é uma correria só e tenho percebido que ela só vem aumentando.
    Mas no entanto, Deus tem me incomodado a atentar para os pequenos “detalhes” dentro de “mundarel” de coisas.
    Com o acúmulo de responsabilidades, as vezes nos esquecemos de prestar atenção e ter um olhar mais perceptivo e sensível a voz dos que gritam “socorro em silêncio”.
    Eu ainda nao assisti ao filme… mas confesso que fui tocado pelo seu post/artigo e estarei assistindo.

    Depois comento mais rs….
    Deus continue te abençoando…

Deixe um comentário

