Solteiros: Aparência x Caráter


“Rebeca também ergueu os olhos e viu Isaque. Ela desceu do camelo e perguntou ao servo: “Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro?”

“É meu senhor”, respondeu o servo. Então ela se cobriu com o véu.“ (Gn 24:64-65) 

isaque mural

Os valores atuais estão completamente invertidos e não tem nada a ver com a palavra de Deus. A gente tá vivendo praticamente num mundo pornográfico, onde o corpo é exaltado e exposto como um prêmio.

Homens, mulheres, adolescentes e assustadoramente até as crianças cresceram com a mentalidade de que “o que é bonito é para se mostrar.” Na minha época de adolescente todos os garotos faziam academia pra ficar “fortinhos” e através disto tentavam atrair as meninas da escola. As meninas apareciam de saia curta, calça extremamente apertada, batom marcante e decote para chamar a atenção. Eu cresci assim… Tentando ser o que não era para que os outros pensassem que era alguma coisa. Mas graças a Deus pelo seu amor e misericórdia que me alcançaram antes de eu me perder. O Senhor me livrou, Ele me libertou e abriu o meu entendimento…

Aparência não sustenta relacionamento

Nossa aparência física está sujeita a ordem natural das coisas e pode mudar a qualquer momento.

Tem também a aparência que está dentro de nós (é quando a gente quer aparentar o que não somos). Esta pode levar mais tempo para “cair” ou para se revelar, mas não tem jeito, cedo ou tarde a verdade aparece.

A aparência pode conquistar alguém, mas ela não é capaz de sustentar um relacionamento por muito tempo.

Choque de realidade

O uso da sensualidade para atrair o outro revela o caráter. Quando você se mostra está dizendo para si mesmo “não tenho outros atributos além do meu corpo.”

Se o corpo é a única arma de conquista, onde está o intelecto? As vezes o ser humano é bonito e ignorante. O choque de realidade vem quando o relacionamento começou pelo corpo e as pessoas não tiveram tempo para conhecerem o caráter.

Um modelo para nós

A bíblia diz que Rebeca era muito bonita: “A donzela era muito formosa à vista…” (Gênesis 24:16) e também revela sua atitude ao ver Isaque: “Então ela se cobriu com o véu.” (Gênesis 24:65)

Sabe o que isto significa? Que apesar de ser linda ela não tinha necessidade de se mostrar. Ela não precisava conquistá-lo pela sua aparência. Não precisava “atacar” nem usar sua beleza para atraí-lo. Ela tinha convicção de possuir outros atributos além da beleza.

A atitude de se cobrir revela um coração livre da aparência. A atitude de se cobrir revela um caráter seguro em Deus.

Prioridade

“Antes que ele terminasse de orar, surgiu Rebeca, filha de Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, trazendo no ombro o seu cântaro.” (Gênesis 24: 15)

Rebeca estava trabalhando quando foi “encontrada”. Ela não estava desesperada por um homem, estava vivendo sua vida normalmente, trabalhando, se relacionando, servindo…

Viver em função de uma busca por alguém cansa, chateia, estressa e nos faz mal. Viver em função da busca por uma pessoa nos faz olhar para um único caminho e nos tira da visão do que Deus tem para nós.

Viver em função do Senhor anima, renova as forças. Viver para Ele, buscando conhecê-Lo nos faz bem, nos faz olhar para Ele e nEle somos completamente preenchidos, satisfeitos.

Trabalhe, estude , se relacione, sirva os irmãos e viva uma vida livre da busca por alguém. Ele quer mudar nossas prioridades. Ele que ser nossa prioridade.  

{b.a}

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s